Faaala, viajante! Se você chegou até aqui, acreditamos que está programando uma viagem a Portugal ou já está de malas prontas para o país. Então, para te ajudar com o planejamento, montamos um mini guia com 5 dicas imperdíveis para organizar a sua viagem e contribuir para que você aproveite ao máximo a experiência, mesmo que não fique tanto tempo por lá.
Organizamos esse post com as seguintes informações:
- Escolhendo a estação do ano para viajar;
- Quantos dias ficar;
- Quais cidades visitar;
- Como se deslocar no país;
- Aproveite a culinária local.
Para não perder nenhuma dica, segue a leitura!
Dicas de viagem à Portugal
Seja qual for o motivo da sua viagem, há algumas dicas de viagem para Portugal que você não pode deixar de lado. Desde o clima até a culinária, pequenos detalhes podem transformar sua experiência.
1. Escolhendo a estação do ano para viajar
Portugal é um país que tem atrativos o ano inteiro, por isso atrai tantos turistas e promete boas experiências independente da época escolhida. O clima por lá é marcado por verões muito quentes e secos e invernos chuvosos, então, para planejar a sua viagem, a época mais indicada é entre os meses de primavera (entre março e junho) e verão (entre junho e setembro), uma vez que os dias são mais longos – o sol se põe entre 20h30 e 21h.
Agosto é o auge do verão, com praias badaladas e muitos turistas pelas cidades então, fique atento: é nessa época que os preços ficam mais salgados. Por outro lado, se você busca fazer uma viagem para aproveitar o frio, esteja preparado para o cair do dia por volta das 17h durante o outono (entre setembro e dezembro) e o inverno (de dezembro a março) e para as chuvas que acontecem nesse período.
É possível até encontrar neve no norte do país e na região central, possibilitando passeios de esqui. Apesar do frio, Portugal tem essa estação bem menos rigorosa quando comparado aos demais países europeus.
2. Quantos dias ficar
Para aproveitar e conhecer o melhor de Portugal, mesmo que com um roteiro enxuto, recomendamos que você fique no país por pelo menos 1 semana. Assim, é possível montar base em Lisboa e por 4 dias conhecer seus principais pontos turísticos como:
- A Praça do Comércio, às margens do rio Tejo, antiga moradia real que hoje sedia departamentos do governo, hotéis, cafés e restaurantes, além do Lisboa Story Centre e o Arco da Augusta.
- O Castelo de São Jorge, uma fortaleza do século XI, que possui um mirante com vista para a cidade e é point para apreciar o pôr do sol.
- O Elevador de Santa Justa, que interliga a Baixa Lisboeta e o Bairro Alto e que oferece uma bela vista da região e do Castelo de São Jorge, do alto dos seus 45 metros.
- A Torre de Belém, construída em 1520, à margem do Tejo, para defender Lisboa de invasores – é um dos maiores cartões postais da cidade. Os visitantes podem entrar na torre e subir até o seu topo, mas, como as filas são sempre muito longas, uma simples visita para sentar em suas muretas ou escadarias e contemplar a vista já vale a pena!
- O Mosteiro dos Jerónimos, que é uma joia arquitetônica e abriga os túmulos de personalidades como Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa. Foi lá que surgiram os famosíssimos pastéis de Belém.
- Subir, com o Ascensor da Bica, do Cais do Sodré ao Bairro Alto.
A cidade é muito diversa e oferece opções que variam da praia às serras, mas você pode aproveitar os outros 3 dias de viagem para fazer bate-voltas entre as cidades próximas, como Sintra, Cascais, Évora, Coimbra, Fátima ou para as vinícolas da região.
3. Quais cidades visitar
Além da região de Lisboa, outras cidades muito populares em Portugal e que não poderiam ficar de fora dessa lista de dicas de viagem são:
- Porto – maior cidade da região norte do país, famosa por seus vinhos e pela gastronomia farta em frutos do mar e enchidos (os embutidos locais) e a famosa francesinha.
- Coimbra – uma das cidades mais famosas do país, que abriga a grande Universidade que carrega seu nome. Foi a antiga capital do país e é decorada por diversas construções medievais, monumentos e ruínas romanas. Se não tiver tempo para ficar, recomendamos que você reserve pelo menos 1 dia inteiro para passear por lá.
- Nazaré – para quem busca um roteiro mais religioso, Portugal não decepciona. Nazaré, para além de suas ondas gigantes, é famosa pela Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Ela abriga a imagem da Madona Negra, que segundo a lenda, chegou ali em 711 e foi colocada em um antigo altar da época pré-histórica. O local atrai grandes romarias anuais que acontecem em 8 de setembro.
- Fátima – a cidade é o principal destino de peregrinação de Portugal e um dos mais visitados do mundo. A fé católica credita à cidade a primeira aparição da Virgem Maria à 3 crianças pastorinhas, em 1917, onde foi erguida a Capelinha das Aparições (que viria a se tornar o Santuário de Fátima).
- As praias do Algarve – a região costeira ao sul do país fica a cerca de 280 quilômetros da capital e é uma das mais importantes do país, por isso considere com carinho incluí-la em seu roteiro. Suas principais cidades são Albufeira, Lagos e Faro e não é de se estranhar que você encontre celebridades tomando sol nas praias no verão, pois o destino fica muito badalado.
4. Como se deslocar no país
Não há muitas complicações para se deslocar entre as principais cidades que citamos acima. As distâncias não são grandes e podem ser percorridas de comboio (trem) ou de autocarro (como são chamados os ônibus em Portugal).
Mas, se você prefere a liberdade de ter um carro à sua disposição, o aluguel é uma boa ideia uma vez que as estradas são muito boas. Essa opção é a melhor para quem pretende passar mais tempo pelas cidades do Algarve ou no Vale do Douro (região das famosas vinícolas), pois nem todas as praias e os pequenos vilarejos são conectados por ônibus ou linhas de trem.
5. Aproveite a culinária local
A gastronomia portuguesa é mundialmente reconhecida pela sua qualidade. Então nem pense em ficar preso à sua dieta durante a viagem. Aproveite a experiência completa!
Para os amantes de frutos do mar, lá é o céu na Terra, pois diversos pratos levam como ingrediente principal bacalhau, sardinha, choucos e almeijôas e outros peixes.
Além disso, pratos a base de carne de porto também são muito famosos, como a alheira (como uma linguiça defumada embutida), e a famosíssima francesinha (um sanduíche recheado com bife e vários embutidos, coberto por queijo e finalizado com um ovo: uma refeição completa).
E é claro que não poderíamos deixar de mencionar os doces do país. Um dos mais conhecidos da culinária portuguesa é o pastel de nata, uma massa folheada que leva um creminho doce feito à base de leite e ovos. Eles também são conhecidos como pastéis de Belém porque foram criados no Mosteiro dos Jerônimos em 1837, mas só podem ser chamados assim na loja de Belém! Apesar disso, são facilmente encontrados em qualquer doceria do país.
Calma viajante, sabemos que é pode parecer muita informação para guardar antes de decolar e que um bom roteiro para Portugal leva tempo para ser organizado, é por isso mesmo que você deve contar com a gente para planejar a sua viagem!
Já está com as dicas na mão? Ótimo! Mas não para por aí. Tem 5 erros bem comuns que podem acabar com sua viagem, e você precisa evitá-los a todo custo. Clica aqui e descobre como não cair nessas armadilhas!
Clicando neste link, você tem acesso direto a um dos consultores da Zerando o Mundo. Eles estão preparados para te ajudar a resolver todos os seus problemas relacionados à viagem e vão te ajudar a embarcar nessa!
Ah, e não esquece de ficar de olho no nosso Instagram @zerando.omundo. O conteúdo e as dicas que damos lá estão imperdíveis!