5 coisas para NÃO fazer na Colômbia

Está pensando em viajar para a Colômbia, mas está preocupado com o tanto de coisas que você precisa ficar sabendo antes de ir? A falta de conhecimento sobre o país para o qual você está indo pode te causar situações desagradáveis na viagem. Mas…

A boa notícia é que você está amparado por quem realmente entende do assunto! É perfeitamente possível fazer uma viagem tranquila e sem perrengues à Colômbia, basta você ter o conhecimento certo. 

O local é um país fantástico, com tradições e cultura singulares. Quer ver o que você precisa saber, na prática, antes de ir até lá? Siga a leitura e descubra 5 erros comuns que os turistas cometem para que você não caia nas mesmas ciladas. 

Evite Esses 5 Erros Comuns na Colômbia

1. Não comprar ingressos antecipados

Ruas coloridas e charmosas de uma cidade histórica com casas coloniais, varandas de madeira e um carro amarelo estacionado em frente a um restaurante.

A Colômbia tem, cada vez mais, se tornado um destino para viajantes do mundo todo. É de se imaginar, portanto, que os principais monumentos e pontos turísticos tenham algumas filas e estejam quase sempre muito cheios.

Principalmente nas cidades mais cobiçadas como Bogotá, Cartagena e na ilha de San Andrés, é altamente recomendável que você compre seus passeios e ingressos de pontos turísticos com antecedência. Além de garantir a sua entrada, comprar os bilhetes antes da viagem costuma ser mais barato do que adquiri-los na hora.

Em cidades mais históricas, como Cartagena, indicamos que você faça uma visita com algum guia, para que possa entender a história por trás da cidade. Se você não agendar esses tours com antecedência, pode ser que fique sem, em função da indisponibilidade de vagas no dia. Não vá perder essa experiência por ter dormido no ponto!

2. Citar Pablo Escobar em locais públicos

Ao pensar na Colômbia, muitas pessoas a associam a Pablo Escobar, conhecido por ter sido um traficante e fundador/líder do Cartel de Medellín. Grande parte dessa fama foi causada pela febre da série “Narcos”, que ficou muito famosa no Brasil. Acontece que as coisas estão muito diferentes por lá e o país não é mais dominado pelo tráfico – claro que ele ainda existe em regiões mais conflituosas, mas não nas áreas mais turísticas. 

Escobar se tornou um assunto que os colombianos não gostam nem de falar, porque, em certo nível, ele contribuiu para uma má-fama do país – é como se ele fosse uma mancha na história deles. Por isso, não entre nesse assunto, a menos que seja solicitado, pois o povo local pode entender errado, achar que você está fazendo algum tipo de deboche e se ofender. 

Por lá, existem passeios focados nessa temática de Escobar, mas eles são muito mais focados em fazer dinheiro com os turistas que são curiosos com essa parte da história colombiana. Assim, nos demais locais e passeios, é sempre bom evitar esse assunto. 

3. Não conferir o clima

Vista de uma cidade ao entardecer, com arranha-céus altos contrastando contra o céu nublado e colorido pelo pôr do sol.

Por ser localizada em uma região perto da linha do Equador, muitas pessoas acreditam que faz calor o ano inteiro em todas as regiões da Colômbia. Acontece que não é bem assim e, por isso, você deve sempre conferir a previsão do tempo das cidades que você vai visitar. 

Se o seu roteiro inclui o litoral colombiano, como Cartagena, mas também a capital, Bogotá, prepare-se para encher suas malas com roupas de banho, mas também com agasalhos. A capital fica em uma região de bastante altitude, o que faz com que tenha baixas temperaturas durante a maior parte do ano, principalmente à noite.

Saber das temperaturas acima te ajudará a planejar suas malas, mas é claro que nenhum calor ou frio serão capazes de atrapalhar a sua viagem. A única questão que pode comprometer seus passeios é a chuva, então atenção: os meses mais chuvosos na Colômbia são outubro e novembro. Além de evitar viajar para lá nesses meses, recomendamos que você vá entre dezembro e a primeira metade de abril ou entre julho e a primeira quinzena de setembro – essas são as melhores épocas para visitar o país.

4. Não cuidar de seus pertences

Cena urbana movimentada com pessoas caminhando em uma rua larga, ônibus vermelho em uma estação de parada e edifícios antigos ao fundo.

A Colômbia é um país relativamente seguro nas regiões mais agitadas, mas, como em todos os locais turísticos, os batedores de carteira estão sempre rondando os desavisados. 

Os furtos são muito comuns nesses locais. Enquanto você se deslumbra com as cores e encantos das cidades, vem um oportunista e leva seu celular ou carteira da sua bolsa, sem que você nem perceba. Fique sempre atento aos seus pertences, principalmente em aglomerações, no transporte público e em grandes pontos turísticos (e nem pensar em deixar o celular ou a carteira no bolso, ein?!). 

Esteja atento à aproximação das pessoas e, durante a noite, prefira pegar um uber ou táxi (que seja confiável).

5. Subestimar a altitude

Paisagem urbana com prédios altos e modernos ao fundo e áreas residenciais ao pé de montanhas verdes.

Como falamos em tópico anterior, a capital colombiana, Bogotá, localiza-se em uma altitude elevada – mais de 2.600 metros acima do nível do mar. Não estamos acostumados com toda essa altitude no Brasil, o que pode causar reações desagradáveis. 

Como você vai, de fato, se sentir é uma surpresa (nem sempre muito boa). Nem todo mundo sente o mal de altitude ou soroche, mas algumas pessoas passam bem mal. Os principais sintomas são dor de cabeça, tontura, enjoo de estômago, falta de ar e a sensação de ficar mais ofegante e cansado durante as caminhadas. 

Para se prevenir desse mal-estar, é muito importante evitar bebidas alcoólicas e comidas muito pesadas quando chegar ao destino, pois seu sistema digestivo passará a funcionar de forma mais lenta. Além disso, pegue leve nas atividades físicas como as caminhadas mais fortes nos primeiros dias, para que o seu corpo possa ir se aclimatando. 

Por fim, é claro que você deve se manter muito hidratado para evitar o soroche e para minimizar seus efeitos, caso ele apareça. 

Parece muita coisa para se preocupar, né? A excelente notícia é que você não precisa se preocupar com isso sozinho, nós estamos aqui para te ajudar! 

Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que vão estar ao seu lado para tirar esse sonho do papel! 

E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerando.omundo. Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?

Se você está planejando uma viagem à Colômbia, por que não aproveitar e explorar também os encantos do Peru? Ambos os países estão próximos e oferecem experiências culturais e paisagens incríveis que vão enriquecer ainda mais a sua aventura. Antes de partir, dê uma olhada no nosso guia sobre os principais pontos turísticos do Peru e descubra como combinar esses dois destinos sul-americanos em uma viagem inesquecível. Clique aqui e planeje uma jornada completa!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Bares e restaurantes

Dicas

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

No data was found
plugins premium WordPress