Fala cidadão do mundo, tudo certo? Hoje é dia de falar sobre um dos principais destinos turísticos da América do Sul: dia de Chile! O país, que somente em 2024 recebeu cerca de 5 milhões de turistas, é um dos destinos favoritos de brasileiros que viajam para o exterior.
Pensando nisso, e em te ajudar a conhecer mais sobre esse paraíso, vamos te mostrar cinco coisas que ninguém te conta sobre o Chile. Pegue seu lápis, seu caderno e anote cada uma delas, garantimos que vai te ajudar muito. Vamos lá!
O que ninguém te conta sobre o Chile
Viajar pro Chile é incrível, mas tem umas dicas que só quem já viveu a experiência pode te dar. Aquelas coisinhas que não estão nos guias, mas que mudam totalmente sua viagem — pro bem! Bora descobrir?
1. Você só precisa do RG

Muita gente não sabe, mas apesar de se tratar de outro país, não é necessário visto ou passaporte para entrar no Chile. Isso se dá porque assim como o Brasil, o país faz parte do grupo MERCOSUL, que possui acordos diplomáticos e comerciais para facilitação de diversas ações, entre elas a entrada e saída dos países.
Mas lembre-se, seu RG deve estar em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade, que no brasil é 10 anos. Certifique-se também que você não está fisicamente muito diferente da sua foto, a ponto de gerar dúvidas nos fiscais da fronteira.
É bom lembrar que mesmo com esse acordo, você terá que parar nos postos de fronteira para apresentar seus documentos. E claro, se tiver, você poderá usar o seu passaporte, desde que tenha validade de pelo menos 6 meses.
2. Se hospede em Providencia

A capital do Chile, Santiago, tem três comunas (bairros) bem populares entre os turistas que a visitam, são elas: Centro, Providencia e Las Condes. Isso se dá porque são as mais próximas dos principais pontos turísticos da cidade e possuem diversos restaurantes, bares e outros lugares em fácil acesso.
No entanto, se for possível escolher onde será sua hospedagem, escolha ficar na comuna de Providencia. Apesar do Centro ser a comuna mais bem localizada, a região ficou um pouco perigosa nos últimos anos devido a onda de protestos que o país viveu. Enquanto isso, apesar de bem seguro, Las Condes é o bairro mais luxuoso e caro de Santiago, tornando Providência o melhor custo benefício da cidade.
3. Não ande de taxi

Diferente da realidade que vivemos aqui no Brasil, andar de táxi no Chile pode não ser a melhor opção de deslocamento. Desde que o país virou uma potência turística no continente, os casos de golpes a viajantes por taxistas são frequentes, principalmente durante a alta temporada.
Taxímetros adulterados, caminhos errados e mais longos e devolução errada de troco são algumas das maiores reclamações, o que tornou essa alternativa uma péssima opção para quem viaja ao país. Diante disso, prefira usar carros por aplicativos ou transfers particulares, deixando o táxi como última opção e em casos de emergência.
4. Se jogue na culinária

Um dos principais atrativos do Chile sem dúvidas é a sua gastronomia inigualável e que se torna uma verdadeira experiência à parte. Embora alguns costumes pareçam exóticos à primeira vista, como a tradição de colocar abacate em absolutamente tudo (TUDO MESMO), se jogue e viva essa culinária incrível em cada detalhe, você não irá se arrepender.
Aproveitando esse ponto, aqui ficam alguns pratos que você TEM que provar: empanadas, pastel de choclo, caldillo de congrio e lomo a lo pobre. Prove e depois volte aqui para dizer que estávamos certos, tá?!
5. Viaje com uma agência confiável

Uma viagem dos sonhos como a ida ao Chile pode se tornar um verdadeiro pesadelo se não organizada com inteligência, cuidado e principalmente conhecimento. Por isso, escolha uma agência confiável para organizar seu sonho, pois isso pode fazer total diferença entre ele ser bom ou ruim.
Aqui na Zerando o Mundo nós te pegamos pela mão e te apresentamos seu destino pelas lentes que só um verdadeiro Zerander pode ter. Cuidados de tudo, passagens, hospedagem, transfer´s, passeios e suporte, sua única preocupação será curtir a melhor viagem da sua vida, topa?!
Então clique aqui e vá até um de nossos especialistas no país.
Curtiu as dicas e quer ir além? A gente separou também um post com experiências e passeios no Chile pra você ir planejando (ou potenciando) seu roteiro.
E por hoje é isso, viajantes! Esperamos que essa matéria sobre coisas que niguém te conta sobre o Chile te ajude a tornar sua viagem a esse paraíso ainda mais inesquecível! Caso você tenha mais alguma dúvida sobre o lugar, seus pontos turísticos, ou quiser falar diretamente com nossa equipe, é só clicar aqui e ser feliz!
E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerando.omundo Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?