Requisitos para ir a Turquia

A Turquia é um destino incrível, cheio de curiosidades, belezas naturais e o diferencial de ser um país euro-asiático, por estar nos dois continentes. Apesar de ter uma população enorme, de mais de 80 milhões de habitantes, o país é um dos líderes quando o assunto é investimento em turismo. Outro grande destaque é a mistura da história antiga com a crescente modernização, que a torna a 17ª maior economia do mundo. É uma viagem, de fato, imperdível!

O que precisa para entrar na Turquia

Para quem está se perguntando o que é preciso para entrar na Turquia, a resposta é que, em regra, é simples para passar pela alfândega no país, desde que você tenha a documentação necessária em mãos. Mas, de qualquer forma, o ideal é estar atento e tomar algumas precauções para não ser barrado logo na chegada.

Apesar de não haver muitas restrições instauradas e o procedimento ser relativamente simples, organizamos neste post tudo o que você precisa saber para encarar a imigração com tranquilidade. 

Acompanhe a leitura para não perder nenhuma dica!

Passaporte válido

Pessoa segurando um passaporte brasileiro, pronta para viajar internacionalmente

O que é preciso para entrar na Turquia? Em primeiro lugar, como em qualquer país estrangeiro, é necessário ter um passaporte válido para entrar na Turquia. O governo local exige que o documento tenha no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada. Esse é o único documento que é obrigatório e é certo que vai ser solicitado e carimbado na imigração. 

Dessa forma, não é necessário que os Brasileiros tenham visto para entrar na Turquia.

Bilhete aéreo

Pessoa segurando passagens de avião, pronta para embarcar em uma viagem.

O bilhete aéreo é solicitado com frequência na imigração turca, então é muito importante que você guarde os seus bilhetes e comprovantes de compra e embarque de suas passagens, de ida e volta. 

E isso não vale só para bilhetes aéreos, ein? Mesmo que você viaje de navio ou trem – o que é muito possível, dependendo do país de origem da sua viagem – eles podem ser exigidos. É recorrente que você precise comprovar a compra da sua passagem, principalmente a de volta para o seu país. Então, tenha-os em mãos!

Bilhetes físicos e virtuais são aceitos! 

Confirmação de hospedagem na Turquia

Pessoa digitando em um smartphone, preparando-se para enviar uma mensagem ou realizar uma busca.

Além de ter suas passagens em mãos, guarde também os comprovantes da sua hospedagem pelo tempo em que permanecer na Turquia, seja de forma física ou um print de tela no seu celular – eles são emitidos pela plataforma através da qual você fizer a sua reserva ou pelo próprio hotel. 

Nos casos de quem pretende se hospedar na casa de amigos ou de familiares no país, é necessário ter uma “carta convite” oficial que pode ser solicitada pelas autoridades turcas. Essa carta servirá como uma comprovação do seu local de hospedagem, substituindo a de uma reserva tradicional de hotel ou hostel.

Ela deverá ser redigida e registrada pelo seu anfitrião que precisa ser nativo ou, se for estrangeiro, deverá residir legalmente na Turquia. Na carta, deverá constar os dados do anfitrião, como nome, nacionalidade, documento de identidade ou passaporte, profissão e endereço completo. É necessário informar o tipo de vínculo que há entre as partes (se são familiares, amigos ou se o vínculo se dá por meio de plataformas como o Couchsurfing) e o tempo de permanência no local.

Além disso, precisam constar o motivo da viagem, além de um termo de responsabilidade financeira, caso o anfitrião vá custear as despesas do convidado no período. É interessante anexar à carta convite original uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade do seu anfitrião.

De preferência, ela deverá ser redigida em turco, mas, por precaução, é bom ter também uma cópia da carta em inglês. 

Comprovante de vacinação

Atualmente (agosto de 2024), a Turquia não exige comprovante de vacinação, nem de covid-19, nem de outras doenças. Então não é preciso exibir teste anti-covid ou certificado de vacinação para entrar no país. Mesmo assim, recomendamos que mantenha seu cronograma vacinal atualizado e leve-o com você para o caso de alguma eventualidade.  

Saiba desenrolar o seu inglês

Placas de rua indicando Beach Avenue e Morton Avenue, cercadas por palmeiras sob um céu azul.

Não é surpresa para ninguém que o idioma falado na Turquia seja o turco. Além disso, não é muito comum que brasileiros saibam falar turco. Por isso, esteja preparado com o seu inglês (ou pelo menos saiba desenrolar como um bom brasileiro).

O inglês é muito falado em diversos locais e quem domina o idioma conseguirá se comunicar tranquilamente ao visitar o país… talvez com um pouco de perrengue. O acento (ou sotaque) é muito diferente do inglês que falamos aqui no Brasil, então fique atento.. é bom prestar muita atenção para entender o que eles estão dizendo! Confie que, no fim das contas, a comunicação funciona.

O choque cultural e a ideia de fazer uma viagem para um destino a mais de 10 mil quilômetros pode ser assustador, mas nada que um bom planejamento e organização com antecedência não possam resolver! Uma viagem à Turquia promete muitas paisagens exóticas, segurança e uma infraestrutura de primeira aliada a um rico legado cultural. 

Por isso, estamos aqui para te ajudar a realizar a viagem dos sonhos. Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que estão à sua disposição.

E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerando.omundo. Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?

Se você já conhece o que é preciso para entrar na Turquia, o próximo passo é saber o que faz desse país um destino tão especial. Não deixe de conferir nosso post sobre os 5 motivos para visitar Istambul. Descubra por que essa cidade é tão encantadora e prepare-se para se apaixonar pelos seus tesouros históricos, culturais e gastronômicos. Clique aqui e explore tudo o que Istambul tem a oferecer!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Bares e restaurantes

Dicas

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

No data was found
plugins premium WordPress